Oficina de Danças Populares Brasileiras

Escola Livre de Dança

A Escola livre de dança é um espaço de oficinas que surge para ser um elo entre estudantes e comunidade externa com objetivo de democratizar o acesso às atividades de extensão que são ministradas na universidade e contribui com a preservação, valorização e divulgação do patrimônio imaterial das manifestações populares, em específico as danças. Desde 2018, de forma gratuita, permite a experimentação e vivência das danças populares na modalidade livre. Já atendeu turmas no seguintes semestres: 2018/1, 2018/2, 2019/1, 2019/2, 2021/2 em formato virtual, 2022/1, 2022/1, 2023/1 e 2023/2. Todo semestre abrimos 60 vagas para inscrição com certificado de participação.

Constitui um espaço de encontro, partilha, fruição, (re)conhecimento e prática de danças populares, possibilitando o aprendizado histórico sobre diferentes manifestações populares dançadas e seus grupos comunitários. As oficinas constituem espaços de diálogo, contato e experimentação prática de diferentes danças brasileiras e capixabas, ampliando o acesso à cultura e à diversidade que compõe nossas identidades sociohistóricas. Constitui, também, espaço formativo para professores que atuam em espaços de ensino formais/não formais interessados no trato pedagógico de danças populares. Já passaram professores pelas oficinas que após a experimentação e vivência neste espaço, desenvolveram trabalhos educativos em suas escolas e trouxeram os resultados, através de projetos e construções coreográficas, nas mostras pedagógicas, nos festivais, assim como buscam orientação e apoio pelo grupo de estudos e oficinas.

Durante as oficinas os participantes são convidados a explorarem o universo das movimentações corporais populares, são apresentados às músicas e instrumentos característicos das danças trabalhadas, assim como manipulam e conhecem figurinos, adereços e personagens que compõem cada dança, conhecem as histórias, reconhecendo os valores que orientam aquelas comunidades e práticas, enfatizando a complexidade que as manifestações populares carregam. Além das experimentações práticas, as oficinas oportunizam aos participantes momentos de elaboração coletiva, de construção de sequencias coreográficas, atuando como protagonistas na criação e nas apresentações públicas, estimulando o protagonismo artístico e o acesso a diferentes espaços de cultura como teatros, festivais e escolas.

oficiana 2

Mais informações sobre a Escola Livre de Dança

A Escola Livre de Dança está de volta com oficinas…

Leia mais