10 anos após sua participação no Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almerim (Portugal), a Cia de Dança Andora retorna, neste ano, ao outro lado do Atlântico, para mais uma vez intercambiar saberes, manifestações e danças das culturas populares.
Entre 25 de abril e 1º de maio de 2024, sob o lema “O mundo aqui tão perto”, ocorrerá a 8ª edição do Festival Internacional de Folclore, Cultura e Artes (FIFCA), sediado em Almerim e em outros concelhos parceiros do distrito de Santarém.
Tal iniciativa objetiva promover o enriquecimento mútuo de culturas, a cooperação cultural internacional e, sobretudo, a continuidade do ciclo de transmissão das tradições populares entre as gerações.
Uma breve história do festival
Sob impulso da organização do grupo “Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo”, em 2008 foi organizado o primeiro Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almerim, congregando grupos de Inglaterra, Angola, Itália, Grécia, Finlândia e Jordânia. Foi o início de uma tradição que, devido a toda logística envolvida, se caracteriza pela periodicidade bienal: neste ano, o festival completa seu 16º aniversário, marcando sua 8ª edição.
Inicialmente, o festival tinha, por foco exclusivo, o folclore. Porém, a partir de sua quinta edição (em 2016), o evento passou a contemplar também outras formas de expressão artística, como arte urbana, pintura e fotografia, de modo que seu nome foi alterado para a designação atual: Festival Internacional de Folclore, Cultura e Artes (FIFCA).
E, apesar de sediado no concelho de Almeirim, o festival apresenta um caráter multicêntrico e itinerante, isto é, os grupos participantes se apresentam em diversos concelhos, revezando entre si nas localidades. Dessa forma, cada concelho detém uma programação própria, contemplando apresentações, oficinas e outras formas de interação com as comunidades locais.
Países no FIFCA
Além do grupo Andora, representando o Brasil, o festival será integrado por mais oito comitivas:
- Ballet Folklorico Yaocuauhtli Chihuahua, do México.
- Folklore Ensemble Podpolanec Detva, da Eslováquia.
- Istanbul Harman Folklor Youth Group, da Turquia.
- Associação Cultural Londzovota Maputo, do Moçambique.
- Folk Song and Dance Ensemble “Lublin”, da Polônia.
- AKV “Kemajl Azizi” Viti, do Kosovo.
- Pampa Compañía Santa Rosa, da Argentina.
- Folk Dance Association Arodamos, da Grécia.
Atrações do Andora
Para o festival, o Grupo Andora, representando o Brasil, levará consigo um repertório composto por três peças, contemplando duas das manifestações populares mais marcantes e difundidas pelo país: o samba carioca e o pernambucano maracatu, figuras centrais dos carnavais brasileiros.
A primeira peça, denominada “Samba em Movimento I”, contempla um ritual de entrada com a canção “Velhos da Coroa”, obra-prima de Sérgio Pererê e uma forte e tradicional referência à cultura dos congados. Na sequência, sob o toque do berimbau, entra em cena a sagacidade dos capoeiristas com a lúdica e rasteira capoeira de Angola. E a peça é finalizada com a apresentação do tradicional samba de roda, oriundo do Recôncavo baiano.
A segunda peça, “Samba em Movimento II”, num ato de continuidade temporal dos movimentos antecessores ao samba, após um novo ritual de entrada, apresenta o sudestino Jongo ao som do carioca “Que Jongue”, a malemolência do corpo com os “Cantos de Lá” de nossa “andorinha” Rayana Toledo, o samba no pé impulsionado pelas pandeiradas e finaliza com o contemporâneo samba-enredo, ao som da canção “Vai Passar” de Chico Buarque.
A terceira peça, “Reisado de Maracatu”, inicia forte e imponente com uma marcha de entrada ao toque da “Coroa Imperial”, para na sequência receber a presença e apresentação dos orixás: Yemanjá-Odoyá, Oxossi, Ogum, Xangô, Iansã-Oyá e Oxum. O ritual para a paz prossegue com a suavidade da canção “Estrela” e a potência do “Baque Virado”, arrematados, ao fim, pela marcha de saída da “Coroa Imperial”.
Referências:
- https://www.facebook.com/OMundoAquiTaoPerto/
- https://festfolclorebenficaribatejo.blogspot.com
- https://www.rederegional.com/noticias/protagonistas/breve-historial-de-um-festival-que-ja-fez-historia/
- https://www.noticiasaominuto.com/cultura/571209/festival-de-folclore-de-almeirim-inclui-outras-expressoes-artisticas
- https://festfolclorebenficaribatejo.blogspot.com/2014/04/jornal-folclore-da-destaque-ao-fifca.html
- https://pt.linkedin.com/in/ricardo-casebre-97896a22#:~:text=O%20FIFCA%202014%20durante%208,ra%C3%ADzes%20%2D%20a%20sua%20heran%C3%A7a%20cultural.&text=Grupos%20de%20Folclore%20vindos%20dos,da%20m%C3%BAsica%20e%20da%20dan%C3%A7a.
- https://ranchobenficaribatejo.blogspot.com/